Governador abre Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias e Pesqueiras de 2018

O governador Robinson Faria abriu oficialmente a 21ª ExpoPotengi, em São Paulo do Potengi, na noite desta quinta, 19. 

O evento marca o início do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias e Pesqueiras de 2018, organizado pelo Governo do Estado, via Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE). A programação do circuito este ano passará por 14 cidades ao longo do ano, em 17 feiras diferentes, seis a mais do que em 2017.
“Minha alegria como governador é enorme ao chegar aqui e ver a beleza e o sucesso desse evento que recebeu total apoio do Governo do Estado, e contribui para o desenvolvimento de São Paulo do Potengi e da região. O governo, mesmo em crise, manteve os investimentos para o sucesso dessa feira”, assinalou o governador Robinson Faria, que lembrou também das mudanças implementadas por sua gestão em benefício do homem do campo. “Hoje o pequeno produtor tem acesso ao crédito com muito mais facilidade e também consegue vender seus produtos na central de comercialização da agricultura familiar, sem atravessadores”, assinalou.
Durante os quatro dias de festividades, a expectativa é que passem pelo Centro de Eventos Agropecuários Francisco Bezerra de Brito, onde acontece a ExpoPotengi, cerca de 20 mil pessoas. Há no local mais de 1.500 animais expostos, reunindo os melhores exemplares da raça de caprinos, disponíveis para comercialização. O evento ainda conta com torneios e julgamentos de raças.
Além de expor seus animais e produtos diretamente ao consumidor, a feira oferece financiamentos e condições mais acessíveis aos produtores, por meio dos três principais bancos que atuam no crédito rural no estado. “Temos aqui um bom momento de negócios. Já tenho a informação de financiamentos fechados para compra de tratores feitos por produtores da região. Então eu pergunto: todo esse trabalho tem retorno? Está aí a resposta”, declarou o prefeito Naldinho, que agradeceu o apoio da gestão Estadual.
O secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, destacou as mudanças positivas para o campo mediante o trabalho do Governo do Estado que, agora, se soma ao início de um bom inverno. “Depois de sete anos de seca, estamos vivendo um momento diferente do que já passamos. Com muito empenho conseguimos ultrapassar esse período e continuamos trabalhando para recuperar o quanto antes o que foi perdido nestes anos difíceis”, afirmou. “Nenhum outro governador fez pelo setor agropecuário, pela agricultura familiar e pela desburocratização do setor o que o governador Robinson Faria está fazendo”, acrescentou.
A programação da Expopotengi contempla a 6ª Nacional de Cabras Leiteiras, a 2ª Nacional de Raça Somalis e a 2ª Copa Boer. As premiações somam R$ 50 mil e, o Torneio Leiteiro Local, R$ 3 mil. E o visitante ainda pode aproveitar de uma estrutura com Praça de Alimentação voltada para a culinária regional, apresentações culturais, shows musicais e feira de artesanato.
Da solenidade de abertura, também participaram os diretores da Emater, Cátia Lopes, da Emparn,  Alexandre Medeiros, e do Idiarn, Camilo Collier, além dos deputados estaduais Hermano Morais e Márcia Maia e do deputado federal Antônio Jácome.
Circuito de exposições
Neste ano, o Circuito passará por 14 cidades potiguares. Além da Exposição de Caprinos e Ovinos do Potengi, no município de São Paulo do Potengi, também estão programados eventos em Currais Novos, Caicó, Coronel Ezequiel, Carnaúbas, Afonso Bezerra, Mossoró, São José de Mipibu, Lajes, Parnamirim, Goianinha, Natal, Jardim do Seridó e Jaçanã.
Confira a programação:
EXPONOVOS - Currais Novos - 18 a 20 de maio;
Exposição Agropecuária do Seridó – Caicó - 01 a 03 de junho;
Caprifeira Coronel Ezequiel - Coronel Ezequiel - 8 a 10 de junho;
EXPOESTE – Caraúbas - 05 a 08 de julho;
Caprifeira de Afonso Bezerra - Afonso Bezerra - 20 a 22 de julho;
Festa do Bode – Mossoró - 02 a 05 de agosto;
Festa da Cabra - São José de Mipibu - 16 a 19 de agosto;
Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – EXPOFRUIT – Mossoró - 21 a 23 de agosto;
EXPOLAJES – Lajes - 31 de agosto a 2 de setembro;
VIII Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática – Natal - 17 a 21 de setembro;
Feira Internacional de Aquarismo 2018 – Natal - 19 a 23 de setembro;
Festa do Boi – Parnamirim - 12 a 21 de outubro;
FAGREST – Goianinha - 9 a 11 de novembro;
FENACAM – Natal - 14 a 18 de novembro;
Feira do Agronegócio - Jardim do Seridó - 23 a 25 de novembro;
EXPOCAJU – Jaçanã - 14 a 16 de dezembro.
Fotos: Demis Roussos.





Previous
Next Post »

Apreensão de Aves.

Novo Pórtico