ITEP de Mossoró emite nota de esclarecimento sobre noticias de suposto atraso em liberação de cadáver em sua unidade

A unidade Regional do ITEP de Mossoró, emitiu neste sábado 17 de agosto, uma nota de esclarecimento sobre notícias veiculadas nas redes sociais, onde apontaram que houve um suposto atraso na liberação de um corpo, examinado naquela unidade pericial. Segue a Nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

O ITEP Regional de Mossoró vem a público se manifestar sobre a repercussão nas mídias sociais de um suposto atraso na liberação de cadáver, fato ocorrido no último dia 13 de agosto do corrente ano. Desta forma, esclarece que: na noite de terça-feira (13), deu entrada nesta unidade um corpo de uma mulher trazida da cidade de Almino Afonso, acompanhada por familiares,  supostamente vítima de enforcamento em sua residência;  que não houve perícia no local da ocorrência por conta da retirada do cadáver;  que não houve encaminhamento do hospital onde a vítima teria sido atendida;  que houve contradições nos detalhes fornecidos pelos familiares;  que a unidade do  ITEP em Pau do Ferros era a unidade competente para realizar a autópsia, mas o corpo veio direto para Mossoró;  e que não havia transcorrido o prazo mínimo recomendado para realização do exame cadavérico.   

Diante dos fatos, e fundamentados em critérios técnicos e legais, os peritos médicos legistas de plantão decidiram iniciar os procedimentos na manhã do dia 14, à luz do dia, com o intuito de se evidenciar melhor os sinais da causa da morte e afastar a hipótese de simulação de suicídio.   

Em casos de maior complexidade, o ITEP tem o dever de investigar e esgotar todas as possibilidades técnicas a fim de prover o melhor serviço para a Justiça e para Sociedade, ainda que isso constitua em prolongar a entrega do corpo aos seus familiares.  Isso encontra respaldo na Lei brasileira (Código de Processo Penal e na Lei 12.030/2009), sendo assim praticada em todos os IMLs.  Há países onde os corpos levam dias para serem liberados, tendo em vista a importância que se dá a investigação criminal adequada.  

Isso não significa que o Instituto é alheio ao sofrimento e a dor dos familiares que perderam seus entes queridos.  Do contrário, sempre que é possível, o ITEP tenta agilizar o exame e a liberação dos corpos. 

No entanto, é dever dos Peritos deste Instituto seguir as regras legais e as técnicas sem atropelos e sem interferências ou constrangimentos de ordem política ou qualquer outra.  

Mossoró/RN, 16 de Agosto de 2019. 

Wberlhane Pereira da Silva Subcoordenadora Regional do ITEP Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreensão de Aves

TCM Telecom recebe imagem de Santa Luzia

Feira do Peixe em Mossoró

Operação da PM em Mossoró

7ª Edição da Feira da Lua

Desing feito por Way Temas e AF | Distribuído por Blogspot Themes