Implantação da Salta-Z na cidade de Encanto é garantia de água potável

Oferta hídrica de qualidade para consumo é o que o Executivo de Encanto, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), proporcionará a dezenas de famílias da comunidade Carnaubinha, mediante a instalação de um sistema inovador na região.
 
Os encaminhamentos voltados à concretização da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (SALTA-Z) foram definidos nesta terça-feira, 31, por secretários, coordenadores e moradores na presença da bióloga Anadélia Câmara no município.
 
Ficou acertado que, nas próximas semanas, a prefeitura irá mobilizar equipes na promoção de ações educativas em saúde ambiental e construirá uma torre de quatro metros (suporte da caixa d’água de 5 mil litros a ser recebida pela gestão), na localidade.
 
Meio Ambiente, Obras, Assistência Social, Saúde e Educação estarão trabalhando de forma conjunta nesse projeto, o qual clarifica e filtra águas superficiais, bem como remove ferro e manganês de fontes subterrâneas. Benefício que contemplará 41 grupos familiares encantenses, já a partir do mês de outubro.
 
 
Funcionamento e manutenção do sistema
 
As etapas de tratamento abrangem: chegada da água por meio de uma adutora de recalque, mistura de dosador coagulante (clarificação), mistura de cloro granulado (desinfecção), filtragem, chafariz, dreno e retenção de sedimentos.
 
Um corpo técnico constituído pelo ente municipal estará responsável pelo mecanismo, desde a sua fase inicial até as interlocuções com a Funasa, ainda incluindo o apoio permanente à comunidade. Competindo ao órgão parceiro a capacitação prévia de dois operadores, estes dotados de noções de hidráulica e elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreensão de Aves

TCM Telecom recebe imagem de Santa Luzia

Feira do Peixe em Mossoró

Operação da PM em Mossoró

7ª Edição da Feira da Lua

Desing feito por Way Temas e AF | Distribuído por Blogspot Themes