Problemas técnicos e estruturais impedem que a Creche Modelo do Aeroporto esta funcionando

Alvo de muita crítica e polêmica, nas redes sociais e blogs de Caraúbas, a Creche Modelo do bairro Aeroporto continua sem funcionar, mesmo já tendo sido inaugurada pela administração que antecedeu o atual governo do prefeito Juninho Alves. Problemas técnicos e falhas estruturais, impedem que a unidade de ensino receba alunos, desde o ano passado e que tem se arrastado até agora.

De acordo com o assessor de controle interno da Prefeitura Municipal de Caraúbas, Joanilson Guedes, ao assumir a gestão em 2017, o prefeito Juninho Alves determinou que fizesse um levantamento quanto à situação da Creche Modelo e neste levantamento, se verificou vários itens irregulares que comprometiam o funcionamento, tanto na parte técnica, quanto estrutural.


“Embora o prefeito anterior tenha dado a obra por conclusa, foi comprovado por especialistas, que vários itens não tinham sido cumpridos pela empresa responsável pelo serviço, gerando inclusive, prejuízo ao município”, explicou Joanilson Guedes.

Para o assessor da Procuradoria, entre os problemas deixados para trás pela empresa responsável, estavam os seguintes: instalações elétricas inadequadas, parte da esquadria com avaria, acabamentos incompletos, materiais que foram colocados de baixa qualidade diferente do que foi determinado no projeto, dentre outros. 


“Para se ter uma dimensão da situação, o próprio FNDE gerou o relatório e considerava que a creche não estava 100% concluída. O prefeito notificou o ex-prefeito e a empresa executora da obra para regularizarem essa situação, porém, este serviço foi sendo feito de forma muita lenta e para somar a isso, o município para abrir a creche precisa ter aprovação final do FNDE”, disse.

Ainda segundo Joanilson Guedes, outra dificuldade que impede o funcionamento, mesmo que a atual gestão já tenha corrigido as falhas, é a falta de documentação da obra, uma vez que nos arquivos da Prefeitura, não constam documentos essenciais para a finalização do serviço, junto ao FNDE.
 
“Para prestar contas ao FNDE, precisava diversos documentos, como: boletim de medição, notas fiscais, licitações e isso não estavam nos arquivos municipais. Parte desses documentos acabou posteriormente sendo entregue em 2018, após medidas que a Prefeitura tomou judicialmente, com representação do Ministério Público Federal contra o ex-gestor”, ressaltou.

Para o prefeito Juninho Alves, o município teve que superar todas as pendências de ordem jurídica, técnica, documental e até mesmo de execução. “Onde construíram o prédio, teve que se fazer uma adequação, pois colocava em risco a vida das pessoas. Eram falhas nas instalações elétricas, podendo provocar incêndios, pois todo cuidado pe pouco, quando se trabalha com crianças”, concluiu Juninho Alves.
 
A estimativa é que este ano a Creche Modelo passe a funcionar e que conclua todos os detalhes quando a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreensão de Aves

TCM Telecom recebe imagem de Santa Luzia

Feira do Peixe em Mossoró

Operação da PM em Mossoró

7ª Edição da Feira da Lua

Desing feito por Way Temas e AF | Distribuído por Blogspot Themes