Festival de Parintins na Cultura


O festival é uma apresentação a céu aberto de diversas associações folclóricas, sendo o ponto mais importante do evento atualmente é a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Caprichoso de cor azul e o Boi Garantido de cor vermelha.

A apresentação ocorre no Bumbódromo, um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidade para 35 mil espectadores. [1] O Festival de Parintins se tornou uma das maiores atrações da cultura local.
Durante as três noites de apresentação, as duas associações exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações.

O Festival Folclórico de Parintins 2018 será transmitido para mais de 140 milhões de brasileiros, em mais de 2.100 cidades, através da Rede Cultura de televisão.

Os quesitos julgados nas três noites são os seguinte: apresentador; levantador de toadas; batucada; ritual; porta-estandarte; amo do boi; sinhazinha da fazenda; rainha do folclore; cunhã poranga; boi bumbá (evolução); toada (letra e música); pajé; tribos indígenas ; tuxauas; figuras típicas regionais; alegorias; lenda amazônica; vaqueirada; galera; coreografia, organização do conjunto folclórico.

A 52ª edição realizada em 2017 foi vencida pelo boi azul, o boi Caprichoso.
As apresentações começam na noite desta sexta feira com transmissão para todo o Brasil através da TV Cultura, na grade da TCM, TV Cabo Mossoró a TV Cultura esta no canal 28.

Fonte - Site - Festival de Parintins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreensão de Aves

TCM Telecom recebe imagem de Santa Luzia

Feira do Peixe em Mossoró

Operação da PM em Mossoró

7ª Edição da Feira da Lua

Desing feito por Way Temas e AF | Distribuído por Blogspot Themes