Prefeitura faz lançamento da “Campanha 18 de Maio” em Caraúbas

Na manhã desta sexta-feira 04, a Prefeitura de Caraúbas, por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e do Centro de Referência Especializado (Creas), realizou o seminário de lançamento da “Campanha 18 de Maio”, que combate o abuso e exploração sexual em crianças e adolescentes, que diariamente sofrem com esse tipo de situação. Com o tema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”, a campanha procura sensibilizar toda a sociedade, no sentido de dá um basta nesse tipo de criminalidade, que é o abuso sexual contra menores.

Seminário de lançamento aconteceu nas dependências do auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e contou com conjunto de palestras em torno do tema, proferidas por autoridades e especialistas no assunto.

De acordo com o vice-prefeito Paulo Brasil, que representou no evento, o prefeito Juninho Alves, o assunto é bastante preocupante e merece toda a atenção da sociedade, para que as explorações e abusos sexuais possam ser combatidos com severidade e o criminoso possa pagar perante a lei, pelos seus atos covarde e desumano.

“É muito preocupante a situação de crianças e adolescentes que vivem em ambientes vulneráveis da sociedade, em especial no nosso município. Precisamos despertar o cuidado de pais, professores, autoridades, Conselho Tutelar e a polícia, para que esses atos criminosos possam ser combatidos. O mais grave é que, boa parte dos abusos contra crianças e adolescentes, é dentro da própria família das vítimas. Diante disso, o papel da escola, em especial dos professores, é muito significante, para identificar as vítimas. Vamos nos mobilizar e acabar com essa prática nociva, que é o abuso e exploração dos menores”, destacou Paulo Brasil, em seu discurso de abertura.

Já a secretária de Assistência Social, Sânsia Cristina Fernandes Maia Brasil, destacou em sua fala, que o papel das entidades sociais legalmente constituídas, é fundamental para reduzir o número crimes contra crianças e adolescentes. Além disso, as denúncias de populares mediante aparelhos midiáticos, também surtem efeitos e ajudam a reduzir os casos, sem contar que também contribuem, para prisões de criminosos.

“Não podemos nos calar diante dos crimes que acontecem com frequência na sociedade, que são os abusos e explorações sexuais. As instituições: escolas, Conselho Tutelar, Creas, Cras, polícias Militar e Civil, dentre outros, são muito importantes para reprimir atos criminosos, no entanto, qualquer cidadão pode também fazer sua parte, denunciando. Para isso existem vários meios, como o disk 100, as redes sociais que tem um alto grau de público ou, procurar uma instituição conhecedora do assunto para formular a denúncia”, ressaltou a secretária.

PALESTRAS
Durante o seminário de lançamento da “Campanha 18 de Maio”, foram realizadas palestras em torno dos abusos e explorações sexuais. Antes porem, a assistente social Isabel Mota, realizou a apresentação da Campanha Anual de Enfrentamento e Combate contra crianças e adolescentes, conhecida como “Campanha do 18 de Maio”. Por sua vez, no segundo momento, a advogada Ívna Mara Benevides, discorreu sobre o tema: Direitos Humanos e Violência Contra Crianças e Adolescentes.

Um dos momentos mais esperados do encontro ficou por conta do promotor de Justiça da Infância e Juventude, Sasha Alves, da comarca de Mossoró. Ele debateu com os presentes a “Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. O defensor público falou de sua vivência na cidade de Mossoró e apresentou alternativas para se combater os abusos dentro da família e da sociedade em geral.

 Além dos palestrantes, do vice-prefeito Paulo Brasil e da secretária de Assistência Social, Sânsia Cristina Brasil, também estiveram presentes no evento:
Valdelice Gurgel, diretora do Creas; Regineide Lopes, representando o Conselho Tutelar; os secretários municipais Francisco Antônio Alves da Silva (Educação), Elionaldo Benevides (Políticas do Campo), Bruna Alves (Controladora), Josilene Ferreira (Planejamento), Giuzelio Lobato (Cultura) E Jaimar Gomes (Chefe de Gabinete); além de José Maria Júnior, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas; Wesia Nogueira de Sena, presidente do Sindspunc; a conselheira Regina Alves; professores; gestores e populares.
  
Fonte - Assessoria de Comunicação PMC
















































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreensão de Aves

TCM Telecom recebe imagem de Santa Luzia

Feira do Peixe em Mossoró

Operação da PM em Mossoró

7ª Edição da Feira da Lua

Desing feito por Way Temas e AF | Distribuído por Blogspot Themes