Gente que faz em Caraúbas: Jânio Mota


Jânio Mota, Jânio dos pasteis, é o nosso entrevistado de hoje.


Jânio Mota, não tem uma pessoa na cidade de Caraúbas, que não conheça Jânio dos pasteis.


O que muita gente não sabe é que Jânio Mota, já trabalhou muito tempo como vigilante. Nascido em 1971, esse ilustre caraubense trabalhou como vigia na antiga maternidade Elisa Simões em Caraúbas.


Sempre com um sonho em crescer e ser um homem bem sucedido, ele recebeu incentivo de sua mãe que ao assistir um programa de TV, descobriu a necessidade do comercio local em ter um comerciante de massas, especificamente, pasteis assados na hora.


Jânio, eu vi no programa do Ratinho, um negocio bom pra você ganhar dinheiro”.


Jânio logo abraçou a ideia, mas não foi fácil, a ferramenta utilizada para abrir as massas era uma garrafa de litro de bebida, adaptado como rolo de massa.


Mas antes dos pasteis, Jânio ainda foi vendedor de frutas e verduras, entretanto com um diferencial, ele não foi vender no mercado o que seria o lugar mais propicio.


Ele foi vender na rodoviária de Caraúbas, “Eu aproveitava a grande movimentação de ônibus na época e entrava oferecendo já os saquinhos com laranjas e maçãs”.


E mais, eu ia no ônibus até onde hoje é o lixão, e depois de vender,eu voltava a pé e já esperava o ônibus seguinte e assim passava o dia”. Foram sete anos de atividades na rodoviária de Caraúbas.


Voltando aos pasteis, já são 28 anos neste seguimento comercial.


Eu agradeço demais aos meus clientes. Comerciante é como político, ele sempre precisa do povo, com uma diferença, quem tem comercio precisa todos os dias”.


Jânio é uma pessoa que sempre está alegre, e é um artista informal de Caraúbas, perguntei a ele, “como é o Jânio...o artista?”


E ele me respondeu: “Eu sou feliz, fazendo show e sou feliz fazendo pasteis, por que foi daqui que eu tirei o sustento de minha família, agradeço a Deus e a minha venda de pasteis tudo que tenho hoje”.


A história dos grandes homens de Caraúbas, se cruzam ao longo dos anos, e o menino que vendia pipoca na praça, Eugênio Alves também fez parte da historia de Jânio dos pasteis.


Jânio vendia seus pasteis em uma bicicleta, pasteis esses que era feitos em sua casa, e Eugênio Alves vendia sorvete em um barraco no centro da cidade.


Então Jânio fez a seguinte proposta:“Eugênio vamos trocar minha bicicleta nesse barraco?” Eugênio aceitou a proposta e Jânio passou a trabalhar no centro da cidade, trocou a garrafa de litro por um rolo de madeira e comprou uma maquina de caldo de cana de açúcar.


Do trabalho no barraco, eu conquistei muitas coisas, minha casa, meu carro, no primeiro dia que eu comecei eu vendi muito e me animei para trabalhar”.

Casado com Vera Lucia, neta do saudoso Edivaldo Gurgel, ex-prefeito de Caraúbas, há trinta anos e pais de duas filhas e um neto, filhas que sempre ajudaram Jânio em seu comercio.


Jânio falou com emoção de sua cidade Caraúbas. “Caraúbas é uma cidade maravilhosa, uma cidade boa de morar e viver, de pessoas pacatas, eu amo minha cidade”.


Como todo cidadão de destaque, Jânio já foi incentivado por amigos a entrar na vida pública como político, ele relatou que nunca foi convidado, mas que gostaria sim de um dia ter seu nome testado nas urnas.


Eu tenho vontade sim, mas quero ser um político diferente, eu queria ser uma pessoa com condições de ajudar as pessoas”.


Francisco Jânio Gurgel Mota, 47 anos, dos quais mais de 30 dedicados ao trabalho, sempre com o olhar voltado para sua família e preocupado com a sua mãe que sempre esteve ao seu lado em todos os momentos da vida.


Jânio falou aos jovens... “Não é fácil, mas tenha confiança e esperança, trabalhe e mesmo que demore a conquistar o que desejas, um dia você vai conseguir”.


“Eu sou um homem feliz, acordo todos os dias ás 01h00min da madrugada e já me levanto feliz e agradecendo a Deus por estar vivo, e começo sempre meu trabalho com alegria”.


Essa é um pouco da historia de Jânio Mota (Jânio dos pasteis), um ilustre cidadão caraubense. 

Reportagem..Francileno Gois.
Revisão final..Giovana Gois.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreensão de Aves

TCM Telecom recebe imagem de Santa Luzia

Feira do Peixe em Mossoró

Operação da PM em Mossoró

7ª Edição da Feira da Lua

Desing feito por Way Temas e AF | Distribuído por Blogspot Themes