O
governador Robinson Faria marcou presença no terceiro dia da Campus
Party (CP). Após cumprir agenda no município de São Fernando nesta sexta
(13), Robinson acompanhou o agito do evento ao lado dos secretários de
Estado e diretores de órgãos da Administração Direta e Indireta do
Governo do RN.
Em
um momento de interação com as atividades da maior feira de tecnologia
do país, o chefe do Executivo estadual esteve no estande do Governo e
percorreu a #cpjerimum prestigiando as exposições tecnológicas que
movimentam o evento. Visitou o núcleo do Campus, um espaço localizado no
centro da Arena que controla toda a conectividade virtual e oferece um
primeiro andar com vista panorâmica do pavilhão; apreciou os estandes de
entidades parceiras, como o da Justiça Federal do RN, da Federação das
Indústrias (Fiern) e Sebrae-RN. Nas bancadas dos campuseiros, o
governador foi imerso no mundo da tecnologia com impressoras 3D, robôs,
ações de empreendedorismo, games e cosplayers; conheceu iniciativas de
startups e makers e, na Arena de Drones, teve a experiência de pilotar
pela primeira vez um drone.
Evento deixa contribuição para o estado
Recebido
pelos parceiros e organizadores da CP, o presidente do Instituto Campus
Party, Francesco Farruggia e o diretor geral da feira, Tonico Novaes,
Robinson já avalia os resultados positivos do evento. “Este é um legado
que estamos deixando para todo o estado, sobretudo para os jovens
participantes que estão tendo uma oportunidade única de partilha, de
serem vistos em uma troca de experiências e conteúdos mundiais”,
afirmou.
“Foram
dois anos de parceria para realizarmos este evento aqui. O Governo teve
grande interesse nessa realização que está sendo um sucesso e vai
deixar um diálogo muito forte para todos. Pretendemos deixar cinco
laboratórios de tecnologia em comunidades de Natal e região
metropolitana para apresentar de uma forma mais inovadora a ciência e a
tecnologia a uma parte da população que possivelmente teria menos
acesso”, acrescentou Francesco.
Compartilhando
dessa ideia, Tonico Novaes explicou que a parceria trouxe um apoio aos
jovens através da quarta revolução que estamos vivenciando, que é a
revolução digital, da tecnologia. “Estamos aquecendo esse ecossistema
dentro do estado, por meio de incubadoras, startups, investidores e
mentores”, completou. O diretor afirmou ainda que os principais projetos
apresentados na #cpjerimun serão encaminhados para a edição nacional ou
mesmo para as internacionais.
Alexandre
Ferreira é um dos embaixadores da Campus Party e participa com
palestras e oficinas na área de robótica. Natural do Paraná, ele
trabalha na área de tecnologia há mais de vinte anos e participou de
todas as edições da CP. Para o embaixador, o empenho do Governo em
trazer a edição foi de causar um impacto junto aos jovens na medida em
que destaca a atual importância da tecnologia. Questionado sobre o
panorama local em meio ao nacional, Alexandre enfatizou o entusiasmo dos
participantes. “Um aspecto que me chamou atenção foi o empenho, a
vontade desses jovens em aprender. Pelo que percebi, os jovens têm uma
dificuldade muito grande de aplicar e viver esse conhecimento e das duas
uma: ou eles precisavam do espaço para aprender ou de um espaço para
que tivessem alguns direcionamentos. Pode ter certeza que tem muita
gente boa aqui que só precisa de uma oportunidade e agora estão tendo”,
concluiu.
Governo coloca tecnologia a serviço da população
Suspenso
no ar, sob a vela de uma asa delta, o jovem natalense Luiz Henrique,
19, utilizando óculos de realidade virtual, mexe a cabeça de um lado
para o outro, para cima e para baixo, e sorri numa aparente satisfação
de experimentar algo novo.
A
cena dura três minutos e se repete, por meio de uma grande fila de
interessados. Trata-se de em um dos atrativos do estande do Governo do
RN que oferece aos visitantes da Open Campus, espaço gratuito e aberto
ao público, a oportunidade de simular, por meio de uma realidade
virtual, um voo de asa delta sobre seis principais obras desenvolvidas
no estado: o prolongamento da Prudente de Morais, a Barragem de
Oiticica, Estações de Tratamento de Esgoto e o Anel Viário
Metropolitano, incluindo as obras do Sistema Viário da Avenida Moema
Tinôco.
“A
realidade virtual era uma coisa que eu sempre tive vontade de conhecer e
foi mais divertido do que eu esperava. Além disso, conheci algumas
obras que estão acontecendo no meu estado que eu não sabia”, disse Luiz
Henrique.
Outra
grande procura no estande tem sido o simulador de direção veicular,
disponibilizado pelo Detran. Bem integrado à tecnologia do evento, o
equipamento, semelhante a um vídeo game, é igual aos utilizados nas
autoescolas e constrói uma realidade virtual apresentando as diversas
situações enfrentadas no dia a dia do trânsito pelos condutores.
Há
ainda o simulador do projeto da Fapern “HabitatMarte”, uma iniciativa
do professor Júlio Rezende voltada para o estudo do planeta Marte.
Além
disso, o Governo do RN realizou palestras e hackathons sobre alguns
projetos que têm contribuído para o desenvolvimento tecnológico do
estado nas suas mais diversas áreas como segurança, educação,
administração, recursos humanos, turismo e agricultura. Duas já
aconteceram, uma sobre a Plataforma Ceres – Como a startup do Governo
beneficia mais de 200 cidadãos, e outra sobre Inovação Tecnológica e
Inclusão Digital na Educação Pública do RN. Neste sábado (14), das 12h
às 13h, acontece a terceira e última palestra que traz como tema o
Portal CIOSP – Ferramentas de inteligência e segurança a serviço do
cidadão.
Campus Kids
Tem
sido difícil para os visitantes e campuseiros chegar à Campus Party e
resistir ao trono feito por algumas dezenas de sansão, o coelhinho de
estimação da Mônica, principal personagem de histórias em quadrinhos de
Maurício de Sousa. O trono, situado logo na entrada do pavilhão, já
remete a outro espaço bastante visitado por famílias e escolas, o Campus
Kids. Uma área destinada para criação e interação de soluções
tecnológicas educacionais, que também possui acesso gratuito ao público.
Atrelada
ao espaço “Educação do Futuro”, o Kids reserva para jovens de 4 a 17
anos atividades de robótica e pensamento computacional de forma lúdica,
como por exemplo a construção de robôs com legos.
Amanda
Silva, 36 anos, mora em Natal e trouxe sua filha Alice, 6, para visitar
o espaço Kids. “Ela tem muito interesse por robótica e hoje ela está
sentindo-se plena”, comentou. É a primeira vez que mãe e filha visitam
uma feira de tecnologia. “Eu vim por ela, não costumo me interessar
muito sobre essa temática. Mas ela não, desde pequena é entusiasta”.
A programação do Educação para o Futuro segue até este sábado (14) com workshops e palestras gratuitas:
Palco
10h30 – Print (“Você já leu/escreveu algoritmos com uma criança hoje?”)
13h – Inteligência Artificial aplicada à interação Humano Robô. Uma breve viagem pelo contexto mundial.
13h – Inteligência Artificial aplicada à interação Humano Robô. Uma breve viagem pelo contexto mundial.
17h – Captação de recursos para a educação.
Workshops
11h30 – Conceitos de Eletrônica para todas as idades com Kit Blocos.
15h – Quantos prints são necessários para criarmos um poema?
18h – Hackeando brinquedos eletrônicos para construção de materiais acessíveis.
Fotos: Demis Roussos
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