Realizada segunda etapa da reunião pelo “Pacto Regional da Saúde” em Caraúbas

Na manhã desta quinta-feira 23, na sala de eventos do Park Hotel Olho D’água do Milho, aconteceu a segunda etapa marcada previamente pelos gestores do Médio Oeste, para acordar itens e normas do “Pacto Regional da Saúde”. O acordo é para que a pactuação das cirurgias eletivas e ortopédicas simples sejam realizadas através de parceria entre os municípios.

A reunião foi coordenada pela Prefeitura de Caraúbas que é a grande articuladora deste pacto, através dos gestores Juninho Alves e Paulo Brasil, que tem sete cidades que estarão também se inserindo neste “Pacto da Saúde”.

Ao todo são oito municípios que estão entrando em consenso, para que haja este consórcio de parceira para diminuir os custos e dividindo assim a parcela total pelos municípios associados no pacto.

A reunião foi conduzida pelo assessor do hospital local Lopes Vieira que iniciou fazendo o breve histórico do hospital e dos atendimentos que tem atualmente tem e a perspectiva de novas cirurgias que porventura virão através desta parceria. Logo após as falas foram facultadas a mesa que estava composta pelos gestores Juninho Alves e Paulo Brasil, Prefeito Antônio Bolota, secretária de saúde Monique Barreto, Sebastião Sílvio representando o hospital Dr. Aguinaldo, e os médicos ortopedistas Dr. Thiago Araruna e Dr. Fábio Roberto, além do representante Paulo Jean  da empresa de Ortopedia MOL.

O Prefeito Juninho Alves fez o discurso de abertura dando boas vindas aos presentes incentivando aos demais gestores a se engajar nesta parceira que será muito importante para a saúde de cada município. “será um grande marco na área da saúde, e os municípios que forem contemplados nesta pactuação vão ter destaque no estado e toda região pois estarão trabalhando em prol da saúde da população de seus munícipes”., enfatizou Juninho Alves

Na oportunidade a Secretária de Saúde Monique Barreto citou as cirurgias que estarão dentro deste pacto, e apresentou a proposta para pactuar as cirurgias eletivas em ginecologia/obstetrícia tendo em vista que no hospital local tem médicos a disposição e isso facilitará o acesso aos municípios. Também  apresentou os médicos ortopedistas que farão parte da parceria, facilitando a vida do paciente, pois não precisará mais se deslocar para capital para fazer uma cirurgia ortopédica na própria cidade. “O cirurgião vai ajudar na resolução ortopédica diária como uma fratura no braço ou perna que pode ser resolvido no próprio município sem necessitar deslocamento para capital. Este pacto é tão importante para saúde que os municípios não devem pensar duas vezes, pois quem vai ganhar é a população que tanto necessita destes serviços” comentou Monique Barreto.
Ao final aconteceu uma mesa redonda para discutir a planilha e organizar detalhes minuciosos, como recursos financeiros, atendimentos, transportes e dentre outros detalhes.

Presentes
Algumas cidades estavam representadas por seus gestores, assessores, secretários e demais autoridades entre eles o Prefeito de Governador Dix-sept Rosado Antônio Bolota,  sec. de saúde de Campo Grande Sevi Veras; sec. de saúde de Gov. Dix Sept Rosado José de Arimateia Pereira Dantas; Assistente de saúde  Manoela Barros Olho D’àgua do Borges; Sebastião Sílvio  Subsecretário de saúde de Campo Grande e representante do Hospital regional Dr. Aguinaldo Pereira; Lopes Vieira Assessor de comunicação do Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira; também esteve presente o secretário de Obras Miguel Araruna; secretário de Políticas do Campo e meio Ambiente Elionaldo Benevides e o articulador do território “Sertão do Apodi” Teófilo Fernandes Pimenta Neto.


Assessoria de Comunicação PMC

Previous
Next Post »