APESAR DAS DIFICULDADES, SECRETÁRIO NENÉM DO GÁS TEM OBTIDO EXCELENTES RESULTADOS NA AGRICULTURA PARAUENSE.

O secretário de Agricultura e Pesca de Paraú, Neném do Gás, reconhecido na região pelo empenho e ampla desenvoltura em tudo que faz, tem sido destaque nas ações do município de Paraú. 

Não é à toa, que vira notícia constantemente. Desta vez, registra-se o índice de 99,06% de vacinação contra a febre aftosa, tornando-se assim o segundo município no Vale do Açu, que mais vacinou o rebanho. Neném do Gás, que sempre busca parcerias nos mais diversos órgãos, para melhor desempenhar sua função e as ações da secretaria que administra, procurou mais aproximação com o IDIARN, para alcançar este feito.



"É preciso acima de tudo, querer, e, ter uma equipe empenhada em sempre dar o melhor. E isso nós temos aqui na secretaria de agricultura e pesca de Paraú. Todos nós, nos desdobramos para alcançar as metas e até mesmo, superá-las. Isso é que faz a diferença. 

Não há subordinados. Existe colegas de trabalho, que juntos, apesar de todas as diversidades, procuram vence-las e galgar resultados mais positivos do que pretendíamos", disse Neném do Gás.

A Febre Aftosa é uma doença de natureza aguda, febril, ataca animais biungulados (casco com duas unhas), dentre eles; bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e alguns animais silvestres como a capivara, se observam feridas na boca, entre as unhas, nas tetas, no úbere e no prepúcio dos touros (aftas, úlceras, erosões), com agravo interno no músculo do coração (miocardite), podendo levar à morte, principalmente de bezerros, queda acentuada na produção de carne, leite e redução na fertilidade do rebanho. 

Se caracteriza principalmente por ser uma doença altamente transmissível.
O aftovírus é transmitido pelo leite, carne e saliva do animal doente, mas também é transmissível pela água, ar, objetos e ambientes contaminados. Os animais atingidos são bois, porcos, cabras e ovelhas.

E tudo isso trás prejuízos irreparáveis para a população, para os produtores e para o próprio município. E é exatamente em defesa do bem comum, que Neném do Gás e sua equipe trabalham para que dias melhores venham, para os produtores de Paraú.

Previous
Next Post »